Meu outro blog

http:// tialilianartepravoce.blogspot.com.br

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pesquisa feita na internet para o Dia da Bandeira.


19 de Novembro - Dia da Bandeira


Bandeira do Brasil e a primeira Bandeira hasteada no país.

 O dia 19 de novembro é o dia da bandeira, no Brasil.

 A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

 A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.

As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.

 Os países, por exemplo, são representados por bandeiras e essas trazem o número de estados que o mesmo possui, além das cores, que possuem significados comuns. Geralmente o azul é a cor que simboliza a nobreza, já o vermelho representa os movimentos revolucionários.

 O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

As primeiras bandeiras foram vistas nas antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, os responsáveis pela defesa do país. Serviam para evitar que os exércitos fossem confundidos com outras armadas. Isso fez com que se evitassem a morte de centenas de soldados, pois os exércitos aliados conseguiam identificar os grupos de soldados que não eram seus inimigos.

 Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país. A do Japão é branca, com um círculo vermelho ao centro, que simboliza o sol. Por isso o país é chamado de Terra do Sol Nascente. A bandeira da Arábia Saudita possui uma frase que quer dizer que no país “existe só um Deus e Mohamed é seu profeta”.

 O Nepal tem uma bandeira com o sol e a lua, que significa que o país existirá enquanto os dois astros existirem.





 Formação da bandeira do Reino Unido A bandeira do Reino Unido é conhecida como “Union Jack”. O modelo é composto por várias cruzes, representando os santos protetores dos países. A cruz branca, na diagonal, é do padroeiro da Escócia, Santo André; a vermelha, também na diagonal, é de São Patrick, irlandês; e a cruz mais grossa, ao centro da bandeira, representa São Jorge, da Inglaterra.

 Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola.



Desenhos para colorir






quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Olá colegas, estou passando para voceis o modelinho do porta-retrato de EVA e do cartão de natal botinha que fizemos na creche em que trabalho.





Porta - retrato de EVA






Botinha fiz de papel cartão e tinta relevo.

sábado, 13 de novembro de 2010

Desenhos de natal para colorir.


[donald-reflexo-bola-enfeite.jpg][enfeitar-arvore-estrela-bolas.jpg][margarida-reflexo-bola-enfeite.jpg][mickey.jpg][mickey-reflexo-bola-enfeite.jpg]Desenhos para colorir e divertir a turminha (4)
Desenho para imprimir !

sexta-feira, 12 de novembro de 2010




                            NATAL








Olá Amiguinho, no dia de natal ganhamos muitos presentes e fazemos uma grande festa, mas você sabe qual é o motivo de tanta comemoração?



O natal é comemorado no dia 25 de dezembro, mas a festa sempre começa um dia antes, durante a ceia de natal! É quando a mamãe ou a vovó preparam aquela mesa cheia de coisas gostosas para comer. A tradição da ceia vem da "Santa Ceia", quando Cristo reuniu seus Apóstolos e instituiu o Santíssimo Sacramento.



No dia de Natal é celebrado o nascimento de Jesus. Ele nasceu em Belém, em uma gruta, e durante sua vida espalhou pelo mundo lições de amor ao próximo.



A história nos conta que no dia do nascimento de Jesus, teria ocorrido uma grande explosão estrelar que resultou na imagem da estrela de Belém. Os três Reis Magos: Belchior, Baltasar e Gaspar, foram guiados por esta estrela até o local onde nasceu Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mirra.

O ouro que representa a realeza, o incenso que representa a divindade e a mirra que representa a imortalidade.



A cena dos Reis Magos encontrando Jesus foi imortalizada pelos presépios, que até hoje são montados durante esta época do ano. Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi São Francisco de Assis, em 1224. A partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo.



Outro símbolo muito importante no natal são as árvores enfeitadas. Esse ritual foi extraído dos pagãos. Durante o inverno os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas nela penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus à Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz.



Agora, um dos ícones mais encantadores do natal é sem dúvida o Papai Noel. Diz a lenda que ele vive no Pólo Norte e tem uma fábrica de brinquedos, onde trabalham seus ajudantes, os duendes. Na noite de natal, ele pega seu trenó, puxado por renas voadoras, enche seu saco vermelho de presentes e sai para presentear todas as crianças que se comportaram bem durante o ano.



A figura do bom velhinho de barbas brancas foi inspirada no bispo São Nicolau. "Atribuíram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças".





Desenhos para colorir:












































Lembrancinha para 15 de Novembro.


Desenhos para colorir






PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA






Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?



A proclamação da República!



Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.



A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.



Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.



Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.



Enfeites de festa que fiz...



Esta mesa é do circo, fiz toda em EVA.






Esta mesa é da moranguinho, fiz em isopor.